segunda-feira

Como Thor e Loki iludiram Thrym o gigante


Como Thor e Loki iludiram Thrym o gigante
Contos e Lendas Nórdicos

Loki começou a contar outra estória sobre Thor – uma a respeito de Thor e Thrym, um gigante estúpido que ainda tinha um pouco de astúcia. Loki e Thor ido na casa desse gigante. Ele tinha feito uma celebração para eles e Thor tinha sido descuidado.

Então, quando eles estavam longe de Jotunheim Thor notou a perda de Mjölnir, ele perdeu o martelo que era a defesa de Asgard e o auxílio dos Deuses. Ele não conseguia se lembrar de como ou onde ele o tinha perdido. Mas Loki logo lembrou de Thrym, o gigante estúpido que ainda tinha alguma astúcia. Thor, que tinha perdido o martelo o qual ele havia jurado que nunca deixaria fora de suas vistas e não sabia o que fazer.

Mas Loki pensou que valeria a pena ver se Thrym não tinha algo a ver com isso. Mas primeiro ele voltou para Asgard.

Ele atravessou a ponte do arco-íris correndo e passou por Heimdall sem falar com ele. Para nenhum dos moradores de Asgard que encontrou pelo caminho ele ousou dizer sobre a perda de Thor. Ele não falou com ninguém até que chegou ao palácio de Frigga.

Para Frigga, ele disse, “Você deve me emprestar a sua roupa de falcão para que eu possa voar para a casa de Thrym e descobrir se ele sabe onde está Mjölnir”.

“Mesmo se cada pena fosse de prata eu o daria para você fosse para sua missão”, disse Frigga.

Então, Loki colocou a roupa de falcão e voou para Jotunheim e chegou perto da morada de Thrym. Ele encontrou o gigante em cima de uma colina colocando colares de ouro e prata nos pescoços dos seus cães. Loki, com a plumagem do falcão,  empoleirou-se na rocha acima dele, observando o o gigante com seus olhos de pássaro.

E enquanto ele estava lá ouviu o Gigante falar palavras arrogantes. “Eu coloquei colares de prata e ouro em vocês, meus caezinhos”, disse ele, “mas logo os gigantes terão o ouro de Asgard para enfeitar nossos cães e os nossos cavalos, sim, mesmo o colar de Freya para colocar em você, o melhor dos meus cães. Porque Mjölnir, a Defesa de Asgard, é agora de Thrym “.

Loki então falou com ele. “Sim, nós sabemos que Miölnir está na tua posse, Ó Thrym”, disse ele, “saiba, porém que os olhos dos deuses estão atentos sobre ti.”

“Ha! Loki, O Transmorfo!”, disse Thrym, “você está aí! Mas toda a sua vigilância não vai ajudá-lo a encontrar Mjölnir.”

Eu enterrei o martelo de Thor a oito milhas de profundidade na terra. Tente encontrá-lo se você puder. Esta abaixo das cavernas dos anões. “

“É inútil para nós para procurarmos o martelo de Thor”, disse Loki, “É, Thrym?”

“É inútil para você procurar por ele”, disse de mau humor o gigante.

“Mas qual seria sua recompensa se você restaurasse o martelo de Thor aos habitantes de Asgard,” Loki disse.

“Não, astuto Loki, eu nunca vou devolvê-lo, não por qualquer recompensa”, disse Thrym.

”Medite bem, Thrym “, disse Loki.” Não existe nada em Asgard que você gostaria de possuir? Nenhum tesouro, nenhuma posse? O anel de Odin ou navio de Frey, Skidbladnir? “

“Não, não”, disse Thrym. “Só há uma coisa que os moradores em Asgard podem me oferecer que eu aceitaria em troca de Mjölnir, o Martelo de Thor”.

“E o que seria isso, Thrym?” disse Loki, voando em direção a ele.

“Ela,  a quem os gigantes muitos se esforçaram para possuir – Freya, para minha esposa”, disse Thrym.

Loki observou Thrym por muito tempo com seus olhos de falcão. Ele viu que o gigante não alteraria a sua demanda. “Eu vou dizer aos moradores em Asgard de sua demanda”, disse ele, finalmente, e voou para longe.

Loki sabia que os moradores em Asgard nunca deixariam Freya ser tomada deles para se tornar a esposa de Thrym, o mais estúpido dos gigantes. E pensando nisso, ele voou de volta.

Por esta altura todos em Asgard tinham ouvido falar da perda  de Mjolnir, o Auxílio dos Deuses. Heimdall gritou para ele quando Loki atravessou a Ponte do Arco Íris para perguntar que notícia ele trouxe de volta. Mas Loki não parou para falar com o Guardião da Ponte, e sim foi direto para o salão onde os Deuses reuniam-se em Conselho.

Para aesires e vanires ele informou a condição imposta por Thrym. Nenhum concordou em deixar a belíssima Freya ir viver em Jotunheim como esposa do mais estúpida dos gigantes. Todos no Conselho estavam cabisbaixos. Os deuses nunca mais seriam capaz de ajudar os mortais, pois agora que Miölnir estavanas mãos dos gigantes toda a sua força teria que ser usada na defesa de Asgard.

Então eles se sentaram no Conselho com a aparência abatida. Mas Loki disse com astúcia: “Pensei em um truque que pode ganhar de volta o martelo de Thrym. Vamos fingir que enviaremos Freya para Jotunheim como uma noiva para ele. Mas ao invés vamos enviar um dos deuses usando o véu e o vestido deFreya.”

“Qual dos Deuses vai fazer uma coisa vergonhosa dessa?” disseram todos no Conselho.

“Oh, ele que perdeu o martelo, Thor, deve estar preparado para fazer o máximo para ganhá-lo de volta”, disse Loki.

“Thor, Thor! Deixe Thor pegar o martelo de Thrym com o estrategema de Loki”, disseram aesires e vanires. Eles Loki preparar com Thor deveria ir para Jotunheim como uma noiva para Thrym.

Loki deixou o Conselho dos Deuses e foi para onde ele havia deixado Thor. “Há apenas uma maneira de pegar o martelo, Thor,” ele disse, “e os Deuses do Conselho ter decretado que você deve tomá-lo.”

“Qual é o jeito?” disse Thor. “Mas não importa qual seja, diga-me e eu vou fazer como tu dizer.”

“Então”, disse Loki rindo: “Eu vou levá-lo para Jotunheim como uma noiva para Thrym. Tu deves ir vestido com o véu e vestido de noiva de Freya.”

“O quê! Eu vestido em trajes de mulher?” gritou Thor.

“Sim, Thor, dever um véu sobre a cabeça e uma guirlanda de flores sobre ela.”

“Eu uso uma guirlanda de flores?”

“E os anéis nos teus dedos. E um molho de chaves na tua cintura.”

“Cessa teu escárnio, Loki”, disse Thor rispidamente “, ou vou esmagar-te.”

“Não é gozação. Tu tem que fazer isso para ganhar Mjölnir de volta para a defesa de Asgard. Thrym não aceitará nenhuma outra recompensa a não ser Freya. Gostaria de zombar dele, trazendo-te a ele usando o véu e o vestido de Freya. Quando tu estiveres no salão do gigante e ele te pedir para segurar tuas as mãos, tu deves dizer que não vai segurar até que ele coloque Miölnir em tuas mãos. Então, quando o teu poderoso martelo estiver no teu poder tu podes acabar com ele e com todos em seu salão. E eu, devo estar contigo como a tua dama de honra! Ó doce, doce donzela Thor! “

“Loki”, disse Thor, “tu inventou tudo isso para zombar de mim. Eu em um vestido de noiva! Eu com véu de uma noivana minha cabeça! Os habitantes de Asgard nunca vão deixar de rir de mim.”

“Sim”, disse Loki “, mas nunca haverá riso novamente em Asgard, a menos que tu seja capaz de trazer de volta o martelo que teu perdeu por descuido.”

“É verdade”, disse Thor, tristemente”,  é isso, pensastes tu, Loki, que essa a única forma de reconquistar Miölnir de Thrym? “

“É a única maneira, Ó Thor”, disse o astuto Loki.

Então, Thor e Loki partiram para Jotunheim, a morada de Thrym. Um mensageiro tinha ido a frente para dizer a Thrym que Freya estava chegando com sua dama de honra, e que a festa de casamento devia ser preparada e os convidados reunidos, e que Miölnir deveria estar à mão para que ela pudesse ser entregue aos moradores de Asgard . Thrym e sua mãe giganta apressaram-se para ter tudo pronto.

Thor e Loki chegaram à casa do Gigante vestidos como noiva e dama de honra. Um véu sobre a cabeça de  Thor escondia  sua barba e seus olhos ferozes. Ele usava uma túnica vermelha bordada, onde do lado pendia um molho de chaves. Loki estava disfarçado também. O grande salão da casa de  Thrym fora decorado com grandes mesas com o banquete da festa. E mãe de Thrym estava indo de um convidado para o outro, alardeando que seu filho tinha ficado com uma das mais belas moradoras de Asgard como noiva, Freya, a quem muitos dos gigantes tinha tentado ganhar.

Quando Thor e Loki cruzaram o portão, Thrym foi recebê-los. Ele queria levantar o véu de sua noiva e dar-lhe um beijo. Loki rapidamente colocou a mão no ombro do Gigante.

“Pára”, ele sussurrou. “Não levante o véu. Nós habitantes de Asgard somos reservados e tímidos. Freya seria muito ofendida sendo beijada na frente de seus companheiros.”

“Sim, sim”, disse a velha mãe de Thrym. “Não levante o véu a tua noiva, meu filho. Estas pessoas de Asgard são mais refinadas em suas maneiras do que nós, os Gigantes. “Então, a velha levou Thor pela mão e oconduziu para a mesa.

O tamanho e a grossura da noiva não surpreenderam os gigantes enormes que estavam na festa de casamento. Olharam para Thor e Loki, mas não conseguiam ver nada de seus rostos e pouco de suas formas por causa de seus véus.

Thor se sentou à mesa com Thrym de um lado dele e Loki, de outro. Em seguida, a festa começou. Thor, não percebendo que o seu comportamento era impróprio para uma refinada donzela, comeu oito salmão de uma vez. Loki cutucou e chutou o pé dele, mas ele nem ligou para ele. Depois do salmão comeu um boi inteiro.

“Essas donzelas de Asgard”, disseram os gigantes uns aos outros, “elas podem ser refinadas, como a mãe de Thrym diz, mas o seu apetite são exagerados.”

“Não é à toa que ela come, coitadinha”, disse Loki para Thrym. “São oito dias desde que saímos de Asgard. E Freya não comeu no caminho, ela estava tão ansiosa para ver Thrym e chegar a sua casa.”

“Pobre querida, pobre querida”, disse o gigante. “O que ela está comendo é muito pouco, afinal.”

Thor acenou com a cabeça em direção à cuba de hidromel. Thrym ordenou a seus servos para trazer um pouco para sua noiva. Os servos ficavam ocupados trazendo comida para Thor. Enquanto o gigante observava, e, enquanto Loki cutucava ele e balançou a cabeça, ele bebia três barris de hidromel.

“Oh”, disseram os gigantes para a mãe de Thrym, “agora não estamos tão triste assim por não conseguimos ganhar uma noiva de Asgard.”

E de repente um pouco do véu caiu de lado e os olhos de Thor foram vistos por um instante. “Oh, como é que Freya tem olhos tão ferozes?” Thrym disse.

“Coitadinho, coitadinho”, disse Loki, “não é de admirar seus olhos estejam brilhando e penetrantes. Ela não dormiu durante oito noites, tão ansiosa que ela estava para vir para você e para sua casa, Thrym. Mas agora chegou a hora para você unir as mãos com sua noiva. Primeiro, coloque em suas mãos o amrtelo Miölnir para que ela possa ver a grande recompensa que os gigantes deram por ela. “

Então Thrym, o mais estúpido dos gigantes, levantou-se e trouxe Miölnir, a defesa de Asgard, para o salão de festa. Thor mal podia se conter de se revelar e pegar o martelo do gigante. Mas Loki foi capaz de mantê-lo quieto. Thrym trouxe o martelo e colocar a alça dele nas mãos daquela a quem ele pensava ser sua noiva. As mãos de Thor estavam fechados em seu martelo. Imediatamente ele se levantou. O véu caiu. Seu rosto e seus olhos em chamas foram vistas por todos. Ele atingiu um golpe na parede da casa. Ele caiu. Thor, então foi caminhando para fora da ruína com Loki ao lado dele, enquanto de dentro da casa os gigantes berravam enquanto o telhado e as paredes caíam sobre eles. E assim foique  Miölnir, a Defesa de Asgard, foi perdida e ganha de volta.

Fonte: Sacred Texts

Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.