quinta-feira

O Velho Cavalo Conhece o Caminho, Conto Chinês


O Velho Cavalo Conhece o Caminho

 Conto Chinês

No período da Guerra dos Estados, o Reino de Shan-Yung invadiu o Reino de Yen.
Por ser amigo do Rei de Yen, o Príncipe de Chi mandou suas tropas para ajudar o Reino de Yen e salvar o povo da derrota. Com a junção das forças de Yen e Chi, o exército de Shan-Yung foi derrotado. Mas o Rei de Shan-Yung estava determinado a vencer aquela guerra. Ele pediu reforços de seu aliado, o Reino de Ku-Chu, para que pudesse se vingar, e recebeu os reforços. Mas os soldados de Ku-Chu também foram derrotados pela defesa de Yen e Chi.
Assim, o Rei de Ku-Chu nomeou Huang-Hua seu general e ordenou que fosse ao estado de Chi e oferecer a captura do Rei de Ku-Chu. O Príncipe de Chi ficou lisongeado com tal gesto e permitiu que seus soldados saíssem sob o comando do general Huang-Hua.
Então o general levou as tropas ao deserto de Han-hai, onde não havia vegetação alguma, não havia água ou uma criatura viva sequer. E, para piorar a situação, eles estavam no pico do inverno. Os soldados estavam fracos e gravemente debilitados pelo frio, e quando o Príncipe de Chi percebeu que algo estava errado, o general Huang-Huan desapareceu. Era noite, e decidiu planejar a próxima estratégia pela manhã.
Ao amanhecer, muitos soldados haviam morrido congelados durante a noite. Os que restaram perceberam que logo morreriam de frio ou de fome. As formas do deserto mudavam com o vento e não havia como encontrar o caminho de volta, já que nenhum deles havia estado ali antes.
Entre eles estava o primeiro ministro Kuan-chung, que lembrou-lhes do fato de que os cavalos são os animais que possuem a melhor memória dos caminhos por eles já percorridos. Nesta habilidade, dizia-se que eles ultrapassavam a mente humana muitas vezes.
Sem qualquer outra alternativa, o Príncipe de Chi concordou em deixar que os cavalos os levassem de volta. Soltaram as rédeas de todos os cavalos, e eles, como dito por Kuan-chung, guiaram as tropas de volta ao reino em segurança.
Ao chegar de volta ao reino, o Príncipe de Chi honrou o mais velho de todos os cavalos, que guiou a viagem, dizendo:

-    Aprendemos com esse evento que até o mais velho e fraco dos animais possui suas virtudes e sua força. A virtude do cavalo está no fato de que não importa onde ele estiver ou até onde ele viajar, ele sempre se lembrará de onde veio e por quais caminhos trilhou. Por mais longe que este vá, ele sempre saberá quando e por onde voltar.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.